Apenas 23 funcionários patrulham uma terra indígena com 10 milhões de hectares

É como se cada funcionário patrulhasse sozinho cerca de 434 mil campos de futebol
Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
1 julho 20221 minutos de leitura
0

Vale do Javari - Amazonas. Foto: Reprodução: Flickr


Apenas 23 servidores protegem um território de 10 milhões de hectares, segundo informações da Fundação Nacional do Índio (Funai). Para entender a dimensão, é como se cada funcionário patrulhasse sozinho cerca de 434 mil campos de futebol, numa área que soma os 8,5 milhões de hectares da terra indígena do Vale do Javari, no Amazonas.

A informação do efetivo foi comunicada nesta quinta-feira, 30,durante uma audiência conjunta entre comissões da Câmara e do Senado, pelo servidor da Funai Ricardo Sallum. A audiência está acompanhando a investigação das mortes de Dom Bruno.

Durante a audiência, Sallum falou sobre a impossibilidade de proteger um território que tem 15 povos isolados com a quantidade de efetivos disponíveis. Os povos não possuem contato com o restante do Brasil, além de não falarem a língua portuguesa.

Aos congressistas, ele também disse que a Funai mapeou a entrada de narcotraficantes nos territórios dos povos isolados, além de caçadores e pescadores que atuam de maneira irregular na região, e repassou informações sobre a falta de uma mínima infraestrutura.

(CNN Brasil)

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!