Fumaça de queimadas da Amazônia cruza o Brasil

As queimadas dos últimos dias ocorrem "particularmente no norte da Argentina, na Bolívia, no Brasil e no Paraguai.
Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
10 setembro 20221 minutos de leitura
0

Vista de Porto Alegre durante a sexta-feira (9) — (Foto: Reprodução/RBS TV)

A nuvem de fumaça provocada por "milhares de queimadas e incêndios florestais" que ocorrem em vários países da América do Sul cobriu boa parte do Norte, Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Nesta sexta-feira (9), moradores de São Paulo e até de Porto Alegre relataram a presença da fumaça no céu dessas duas capitais.

De acordo com imagens divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas dos últimos dias ocorrem "particularmente no norte da Argentina, na Bolívia, no Brasil e no Paraguai.

O Inpe também divulgou uma imagem que mostra a extensão da nuvem de fumaça proveniente das queimadas.

Impacto pelo Brasil

A capital paulista amanheceu com nevoeiro cinza e moradores relataram cheiro de queimado. Meteorologista e diretora de Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia apontam relação entre a fumaça e as queimadas, que registraram segundo pior agosto da série histórica.

A nuvem de fumaça de queimadas originada na Amazônia chegou à Região Sul do Brasil e tornou cinza o céu de algumas cidades do Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira (9). O episódio foi mais perceptível em municípios da metade Norte do estado. O professor de Climatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Denilson Ribeiro Viana explica que a circulação atmosférica propiciou a chegada da fumaça ao estado.

"Temos essa situação no momento por conta de circulação atmosférica. Com o avanço da frente fria, a situação tende a desaparecer", diz. (G1)

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!