Lei que proibe destruição de bens apreendidos em operações ambientais é declarada inconstitucional pelo STF

A lei também fragilizava a proteção ao meio ambiente, sendo ofensiva às disposições da Constituição Federal
Compartilhe no WhatsApp
FRANCISCO COSTA
3 março 20231 minutos de leitura
0



Objeto de questionamento do Ministério Público de Rondônia, em ação de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, a Lei Estadual nº 5.299/22, que proibia a destruição e a inutilização de bens apreendidos em operações e fiscalizações ambientais, foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, por unanimidade, acolheu pedido do MPF.

O MPRO vinha fazendo objeções à norma desde sua sanção. Em janeiro de 2022, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), em que requereu a imediata suspensão da eficácia do dispositivo, alegando invasão à competência legislativa da União.

Para o MP, a lei também fragilizava a proteção ao meio ambiente, sendo ofensiva às disposições da Constituição Federal de 1988. Uma recomendação sobre o mesmo tema foi expedida em conjunto com o Ministério Público Federal.

A decisão do Supremo Tribunal Federal ocorreu em julgamento do Plenário Virtual, na terça-feira (28). Ao STF, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, destacou que a norma questionada viola a competência da União para legislar sobre normas gerais de defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição.

No voto, o relator da ADI 7.203, ministro Gilmar Mendes, registrou que além de a competência da União ter sido violada, a norma estadual legisla sobre direito penal, ao remover pena prevista em legislação federal. Essa ilegalidade também havia sido destacada pelo PGR na ação.



Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!