A Transparência Internacional Brasil, em parceria com o Instituto de Governo Aberto, publicou nesta semana a 2ª edição, atualizada e ampliada, do “Guia de Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras". O material também foi enviado para os prefeitos e de acordo com a entidade, pouquíssimas prefeitas das capitais brasileiras. Esta edição traz especial ênfase à transparência no uso de emendas parlamentares, um dos maiores vetores atuais de corrupção e mau uso de dinheiro público.
CLIQUE AQUI para acessar o material
Na sequência, a TI Brasil começa a coletar dados de todas as prefeituras para lançar, antes das eleições, o Índice de Transparência e Governança Pública 2024, que avaliará e publicará um ranking das capitais. Além disso, a entidade está apoiando 14 organizações locais a avaliarem, de maneira independente, 350 cidades do interior.
Este ano, o Centrão chegará às eleições com imenso poder, graças às dezenas de bilhões capturadas do orçamento público, perpetuando a feudalização eleitoral e a exclusão política no país. Apresentando boas práticas e fomentando uma competição positiva por transparência nas prefeituras brasileiras, esperamos ajudar a conter as imensas distorções que essa captura política de recursos traz para a formulação de políticas públicas e a competição eleitoral no país.
Presente em mais de 100 países, a Transparência Internacional lidera a luta contra a corrupção no mundo, com apoio de equipes locais de cada país de Capítulos nacionais. E todos recebem o apoio de uma base central localizada em Berlim que chamamos de Secretariado.
Com mais de duas décadas de experiência, a TI tem uma reconhecida capacidade de pesquisa e um amplo estoque de ferramentas e soluções anticorrupção. Este conhecimento técnico é complementado pelo acesso a uma rede de especialistas e líderes internacionais.
CLIQUE AQUI para saber mais e fazer parte da TI