Acre: povo Puyanawa celebra cultura e conexão com a natureza

Evento atrai visitantes de todo o mundo com rituais e tradições indígenas
Compartilhe no WhatsApp
Voz da Terra
20 julho 2024
0
Crianças mostram tudo o que  a culinária permite fazer a partir da mandioca, como mingau, suco, goma, sorvete e a própria farinha. (Foto: Marcos Vicentti/Secom - Acre)

Redação Voz da Terra

O povo indígena Puyanawa, de Mâncio Lima, iniciou na última quinta-feira (18) a sexta edição do seu festival anual. Com cânticos, danças e rituais, o evento celebra o criador e a natureza e continua até o dia 22, oferecendo uma programação que inclui banhos de igarapé e trilhas na floresta.

Na abertura do festival, os participantes aprenderam sobre a história dos Puyanawa através de danças e cânticos que homenageiam a mandioca, um alimento essencial para a comunidade. "Nossas apresentações mostram as etapas do plantio e colheita da mandioca, que sustenta nossa economia," disse o cacique Joel Puyanawa.

Crianças participaram das apresentações, mostrando os diversos usos da mandioca, como mingau, suco, goma, sorvete e farinha. "Nossa cultura é transmitida desde cedo," destacou o cacique.

Atrativo internacional

Conhecido por atrair turistas de várias partes do mundo, o Festival Atsa Puyanawa é um evento que conecta visitantes com a essência e espiritualidade indígena. "Compartilhamos nossa cultura e espiritualidade com todos," disse o cacique Joel Puyanawa.

Laurent Van Eesbeeck, um turista belga, compartilhou sua experiência: "Voltei para a comunidade por causa do convívio social e a hospitalidade que encontrei aqui." O festival também recebe visitantes da Espanha, Estados Unidos e Grécia, todos interessados em conhecer a sabedoria indígena.

Conexão com a floresta

No segundo dia de atividades, turistas participaram de uma caminhada de seis horas pela floresta, guiados por indígenas. A experiência incluiu histórias tradicionais, cânticos, a consagração da Ayahuasca e um almoço com peixe assado na folha de bananeira. "Foi uma experiência fantástica, conectando-me com minhas raízes," disse Devani Cavalcante de Lima, visitante de São Paulo.

O líder indígena José Luiz Puyanawa destacou a importância da caminhada na floresta como uma homenagem à ancestralidade. "Estamos praticando nossa cultura e espiritualidade," afirmou Puwe.

O 6° Festival Atsa Puyanawa é organizado pela Associação Agroextrativista Puyanawa do Barão e do Ipiranga (AAPBI) e conta com o apoio do governo do Acre.

Caminhada na floresta proporciona grande contato com a natureza no Festival Atsa Puyanawa. (Foto: Marcos Santos/ Secom - Acre)


Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!